27 de novembro de 2009

PORQUE A IGREJA É A PLENITUDE DE CRISTO?


Os homens que conhecem a Deus e sua palavra, são hoje denominados evangélicos. Mas ser evangélico não consiste basicamente estar dentro de uma igreja, pois muitos são chamados e poucos escolhidos.  Ser igreja é fazer parte de um grupo de pessoas que conhecem a Deus, não só de ouvir falar, mas de com Ele andar, constituindo-se corpo, tanto natural (carnal) quanto do espiritual. Isto independente de país, denominação, sociedade, de sermos da capital ou de sermos caipiras. Porque carnal? Porque Paulo disse que primeiro o carnal e depois o espiritual, quando você conhece a Deus, não deixa de viver, apenas recebe uma vida nova, mas continua a ter as mesmas coisas materiais de antes. Não deixa de viver na terra mas passa a viver também na esfera do espírito.
Conhecendo a Deus e sua palavra, que é sua lei, sua plenitude, seu beneplasto pleno, seu FILHO,o homem se torna casa,que com muitos, se tornam cidade, que com muitos, se tornam igreja, que com muitos e muitos se tornam células de um corpo onde a cabeça é Cristo.
Mas porque a igreja é a plenitude de Cristo?
Efésios 1 é um capítulo muito interessante para entendermos este questionamento. Fomos desde a fundação do mundo chamado para sermos santos e irrepreensíveis e nos predestinou para filhos de adoção (1:4 e 5),sendo do consentimento e vontade de Deus que fossemos destinados muito antes de nascer para sermos seus filhos através de Cristo. Além de sermos para o louvor e glória da sua graça. Louvor significa um louvor não só pelo que Deus faz por nós, mas por quem ele é, reconhecendo Sua glória. Para louvor e glória de sua graça, sendo graça regozijo, louvor e benção imerecidos, um dom livre (1:6). Que emoção sabermos que todo ser humano foi eleito por Deus para ser filho e aprovador e regozijador de um favor imerecido.
Um mistério foi revelado em Cristo. Sendo Cristo um lugar onde o homem carnal se encontra com Deus, e o que penhora esta possibilidade é o Espírito Santo. Jesus congregou, ou seja, convergiu para um mesmo lugar o mundo carnal e a dimensão espiritual, de maneira que o homem e Deus tivessem uma intimidade que antes era impossível.
Hoje como célula de um corpo, sei que sou responsável pela manifestação de todo ele, sei que as pessoas que ainda não fazem parte deste corpo só serão parte integrante dele se eu manifesta e personificar o que represento, o próprio Deus. Uma célula não é corpo, mas todas as células juntas formam o corpo. Tudo que Deus fez na vida de Cristo foi reviver o que havia em seu coração, se assim posso dizer: que antes da fundação do mundo Deus já planejava que fossemos um, e isso foi concretizado em Jesus Cristo.

Jamilly Ribeiro Lopes
27/03/2009

4 comentários:

  1. O que de maior grandesa nos poderia aconteçer?
    imagino que nada, diante de sermos feitos morada de Deus, ainda que o natural tão presente, aqui, nessa convergencia entre o céu e a terra, compreendo porque diz: Ele nos amou primeiro, porque não depende do que sentimos Dele, nem pelo que Ele pode nos dar.
    Porque Ele nos amou primeiro e deu seu Filho para que hoje eu cresse Nele, o por meio Dele alcançar tão grande graça.
    CRISTO EM NÓS, ESPERANÇA DE GLORIA!

    ResponderExcluir
  2. a igreja é a plenitude de Cristo e não dos homens, como muitos querem... a igreja tem que reluzir a imagem de Cristo e não a imagem dos seus líderes.. parabens Jam pelo belo texto!!!!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
    Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Quero todos os dias da minha vida ser uma Canção que faça JESUS sorrir...uma Canção que-o faça cantar...concertesa estes textos de fé tem feito o coração De Papai do céu sorrir e cantar !!!

    ResponderExcluir