27 de janeiro de 2010

O evangelho de Jesus




O evangelho de Jesus é singelo, verdadeiro e espetacular. Cada dia que leio o Seu evangelho, convertido a Ele, me distancio mais ainda do evangelho dos homens, evangelho este que está contaminado e distorcido e cheio de falcatruas. E já que não tenho um microfone para falar e denunciar os abusos cometidos em nome de Deus por esses “ratos de porão” utilizo-me desse espaço tão importante para expressar as minhas opiniões sobre o que entendo ser o evangelho de Jesus Cristo na sua essência.
Em uma dessas minhas meditações sobre o evangelho que Jesus Cristo veio trazer deparei-me com algo extraordinário, algo que tocou o meu coração – pra ser sincero não estava lendo a bíblia no momento, mas apenas passeando em meus pensamentos por algumas passagens dos evangelhos, enquanto tentava dormir – foi quando veio em minha mente a passagem que se encontra em João 6 : 66-67 que diz: A partir de então, muitos dos discípulos voltaram atrás e já não andavam com ele. Então perguntou Jesus aos doze: Não quereis vós também retirar-vos?
Realmente o evangelho de Jesus é extraordinário e nada compartilha com o evangelho dos homens, aliás, os dois andam diametralmente em caminhos e motivações opostas. Enquanto aquele está preocupado com as reais necessidades do homem; este se preocupa apenas com o seu bem estar; enquanto aquele não está preocupado apenas em estabelecer uma multidão de pessoas que só o segue enquanto houver os sinais miraculosos; este se utiliza cada vez mais das fumaças, das pirotecnias, das ministrações de auto-ajuda, das artes cênicas e das fumaças.
Então, o que de fato chamou tanto a minha atenção nesta passagem e que me permite afirmar que o evangelho de Jesus nada compartilha com o evangelho dos homens?
Algo muito importante estava acontecendo naquele momento, era um momento crucial, Jesus estava trazendo uma das palavras mais profundas das suas ministrações aqui na terra, algo tão profundo e inconcebível para a mente humana que Ele ainda não tinha acabado de proferir as suas palavras e alguns dos discípulos que o seguiam deixaram imediatamente de segui-lo, tamanha era a insuportabilidade de ouvir aquela mensagem que o mestre estava trazendo.
No entanto, Jesus, que sonda os corações, e conhece as mais obscuras intenções do espírito humano, ao perceber que aquela palavra soava de forma constrangedora e incomodativa aos ouvidos dos doze discípulos, convida-os agora a se retirarem, isto é, se não estiverem dispostos a continuar a caminhada proposta por Ele no início de seu ministério. Perceba que, com a mesma facilidade que Jesus convidou aqueles homens para fazerem parte do seu ministério, chamando-os para serem pescadores de homens, ele agora os convida a se retirarem se não estiverem satisfeitos. Jesus não readaptou a mensagem para que soasse bem aos ouvidos dos discípulos. Contudo, o que percebo nesta passagem e que chama tanto a minha atenção é que não houve ameaças, não houve maldições, não houve sentenças de morte, o que houve foi apenas um convite carregado de amor, posto que o evangelho de Jesus Cristo sempre foi, e sempre será fundamentado neste ideal, visto que, o que disto passar é de procedência maligna.
Nos dias de hoje onde o evangelho está mais preocupado em manter as pessoas a todo custo e de qualquer forma sobre o seu controle, isto seria inconcebível. Os questionamentos, as indagações e a reprovação do comportamento e da mensagem de Jesus seriam muitos. Como pode com uma única mensagem esse homem tirar tanta gente da igreja? E os dízimos e ofertas? E as próximas eleições? E a reputação da igreja? Estas com certeza seriam as principais preocupações e indagações da atual igreja, principalmente por parte das adeptas da “teoria da prosperidade”.
O evangelho de Jesus nunca precisou lançar mão de nenhuma forma intimidadora, com a finalidade de fazer alguém está preso a Ele, visto que, se preso não estiver por amor, a essência e a finalidade do evangelho perde o seu valor e o seu propósito primordial.
Os líderes evangélicos têm muito que aprender com Jesus.
O que mais me preocupa é vê o povo, tão sedento e ansioso por uma palavra de vida (a verdadeira palavra de Deus que liberta e produz fruto, principalmente no caráter) que saem das suas casas todos os dias e se assentam nos bancos das igrejas com os ouvidos abertos, para ouvir as mais absurdas baboseiras e estupidez que saem da boca desses homens que só falam em morte, maldição, medo e “terrorismo evangélico”.
Termino este texto com a resposta de Pedro a Jesus: Para onde iremos nós Senhor? Se só tu tens as palavras de vida eterna.
Carlos André
27 de Janeiro de 2010.

2 comentários:

  1. Me emocionei ao ler este texto...
    e como diz nosso amigo Camões: o estar preso por querer!
    em Jesus a unica lei que que nos atrai a Ele é o amor.
    o que vemos por ai, são lideres carnais que guiam a igreja como estivessem guiando um manicomio ou coisa parecida...
    André nunca mude a ministração que há em vc, pensando em A ou B.
    como diz o nosso manual: "a boca fala o que o coração esta cheio.", e temos em nós aquilo que fomos chamados, e essa é a palavra que há em você.
    quando as criticas chegarem, só diga uma coisa:
    VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR!
    rsrsrsrsrs...
    belo texto.
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. vlw rodrigo pela força brother... como disse a vc os meus texto devem causar ojeriza no povo (pra quem não sabe ojeriza significa antipatia, repulsa, ódio)... mais com certeza um dia eles hão de dá razão ao que digo... talvez se eu fizesse um texto falando sobre várias unções que não existem na bíblia tipo ( unção do riso, unção financeira, ou contando vantagem de coisas que eu não vivo)esse blog não pararia de receber comentários... mas lembrem-se, antes se conhecia um profeta se a profecia que ele declarava se cumprisse... hj se conhece um profeta pelos frutos... então fiquem atentos aos comportamentos dos falsos profetas

    ResponderExcluir