25 de janeiro de 2010

Que evangélho esta sendo escrito por você?




''Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.", pensando um pouco nessa resposta que Jesus dá a Nicodemos, fiquei imaginando o que seria nascer de novo?
Com a indagação do próprio Nicodemos e a resposta de Jesus, fica mais do que óbvio que não se tratava de  um nascimento biológico.
A proposta de Jesus aqui é fazer Nicodemos entender que um novo homem precisava nascer, e que não viria de mulher, nem de forma natural, mas espiritual e mediante a fé, "nascer de cima".
Mais a frente Jesus dá a Nicodemos duas dicas de como seria esse novo nascimento: "Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
Aqui nesse contexto a água simboliza o batismo, e nos ensina que devemos morrer para o mundo e nossas vontades e viver para Deus.
Nascer do Espírito é o nascimento espiritual realizado mediante o poder de renovação e transformação do Espírito Santo.
De modo algum Jesus estava dizendo a Nicodemos para ele "sair do mundo", ou se enclausurar em um mosteiro ou coisa desse tipo, mas mundo aqui é mentalidade, conselho. A proposta é não seguir o curso, não tomar a forma.
Precisamos que esse novo homem que nasceu mediante a fé cresça cada dia em nós, ele é formado dia após dia, nas experiências da vida.
Na carta aos romanos, mais especifico no capitulo 12, Paulo nos mostra que esse novo homem tem acesso a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. E ele vem listando uma série de coisas que seria essa vontade de Deus.:
9
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
14
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Diante de tudo isso, responda a você mesmo:
Que evangelho esta sendo escrito por você?
o de Jesus ou dos homens?
Que evangelho em você pode ser lido por todos os homens?
o de Jesus ou dos homens?
Será que existe em você a disposição de se converter do cristianismo para Jesus?
Será que existe em você a disposição de se converter dos evangélicos para o Evangelho?, que segundo Paulo na carta aos Romanos é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer.
Será que existe em você a disposição de se converter da religião para Deus?
Precisamos nascer de novo para Deus, como filhos maduros, cujos olhos estão na eternidade.
Fé e força a todos que se dispuseram viver segundo o novo homem que corre para Deus.

Rodrigo G. Leal
26 de Janeiro de 2010. 


 

3 comentários:

  1. É EVIDENTE NA PALAVRA QUE É NECESSÁRIO A TODOS OS HOMENS CADA MANHÃ SE CONVERTER A DEUS E SE ACHEGAR A ELE, DE MANEIRA QUE NOSSO VELHO HOMEM COM SUAS VELHAS CONVICÇÕES SEJA MORTO E O NOVO HOMEM FORJADO EM CRISTO GANHE LUGAR A CADA DIA...AMEI, ISSO NOS FAZ PENSAR QUAL TEM SIDO A NOSSA ESCOLHA E QUE PASSOS ESTAMOS TRILHANDO.

    BEIJOS E TE AMO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rô, maravilhoso seu texto. Conseguiu expressar objetivamente quais atitudes que um verdadeiro Cristão precisa ter. Na verdade esses questionamentos acima, são para meditação diária. Não é fácil rompermos sem vacilarmos em algo, por isso a palavra nos diz que o reino de Deus é tomado a força. Mas a cada dia precisamos decicir buscar essa força, que só encontramos mesmo em Deus...
    Parabéns e que vc possa ser cada dia mais guiado pelo Espírito Santo e continuar abençoando pessoas.

    ResponderExcluir
  3. nascer de novo segundo os critérios de Jesus, significa romper com os velhos principios que regem a vida daquele que estruturalmente está fundamentado em ensinamentos que não parte da graça, por exemplo: nicodemos estava acostumado com o olho por olho e dente por dente, mas Jesus veio trazer um novo ensimanento baseado no perdão. Então mudar os principios que antes nos guivam é nascer de novo... parabens rodrigo pelo belo texto!!!

    ResponderExcluir