30 de abril de 2012

Cura para nossas almas





Jesus, Levantou-se da mesa da ceia, tirou suas roupas, e, tomando uma toalha, cobriu-se.
Depois encheu uma bacia com água, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugava-os com a toalha com que estava vestido.
chegando próximo de Pedro, ele lhe pergunta: Senhor, tu lavar os meus pés?
antes dele dizer mais alguma coisa Jesus disse-lhe: Isso que faço você não pode compreender agora, mas, entenderá depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos...
...Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se vocês entenderem estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. 
João 13:4-17
Trazendo á memória este texto nesses dias, e remoendo dia após dia, só me traz mais segurança de que Ele falava de perdão, renuncia, entrega...todas estas “coisas” que de alguma forma nos tornam cada vez mais ser humanos se as praticarmos.
Como já havia comentado em outro texto, a compreensão que tenho é de que o ato de lavar os pés do outro me ensina a ter humildade e liberar perdão, a ao dar o meu para o próximo lavar me traz uma consciência que mesmo sendo diferentes uns dos outros, somo extremamente iguais. Que todos sujamos os pés um dia, e de comum necessidade precisamos da graça e do perdão Daquele que nos amou primeiro.
Outra coisa que me chama muito a atenção na leitura desse texto, é a persistência de Pedro em mostrar para Jesus o quanto o amava e tamanha sua disposição em dar até sua própria vida por Ele...
Jesus pergunta: Tu darás a vida por mim? Antes que o galo cante,  três vezes me negará.
Confesso que me vejo em Pedro as vezes, ou Pedro em mim...as vezes achamos que sabemos de mais, que amamos Ele mais que todo mundo, e nos sentimos no direito de alguma coisa.
Coitado de nós!
antes do dia amanhecer, antes mesmo de retomarmos a consciência já o negamos trezentas vezes mais que Pedro.
O negamos todos os dias, com nossa ingratidão, todo momento com nossa individualidade, pensamos só em nossas necessidade, somos cuidadosos de mais com o nosso futuro, enquanto muitos, não tem nem o pão de cada dia...não quero estar aqui com demagogias ou coisa parecida, mas somos muito menos que achamos ser.
Somos “Pedro’s”, e não percebemos!
E sendo “Pedro´s”, talvez, você como Pedro e eu noutra ocasião, ao se olhar no espelho, se percebeu bem menos do que se achava ser Nele, e a tristeza, a angustia, o arrependimento lhe chegou ao peito, o choro lhe subiu a garganta e os olhos tomaram de lagrimas; talvez, você como Pedro e eu noutro tempo, tenhamos voltado a pescar!
“Os planos que foram embora, os sonhos que se perdeu, o que era festa e agora é luto do que já morreu...não podes pensar que este é o teu fim, não é o que Deus planejou...levante-se do chão erga um clamor...”
Pedro já nem parecia aquele que caminhara com o Senhor, voltou a vida de antes, se esqueceu da caminhada.
fico a me perguntar: Como pode isso ter acontecido!!?
Queridos, negar o Senhor, abandonar a caminhada, se esquecer de quanto o Ele foi bom conosco, Nada disso anula o seu amor por nós, nada disso faz que ele nos abandone.
Lá na frente, depois de ter ressuscitado, Jesus outra vez sai a procura de Pedro e diz: filho de Jonas (creio eu que essa expressão foi para lembrar a Pedro que ele era de carne, sujeito aos erros),
tu me amas?   
E persiste em perguntar três vezes.
Será porque?
Para Pedro se lembrar d’onde “caiu”, para dizer: Pedro, não é isso que vai me afastar de você.
E pergunta: TU ME AMAS? (aqui Ele usa a expressão amor ágape, de Deus)
Pedro: Senhor tu sabes tudo, sabes que te amo!

Essa tem sido minha resposta a Ele todos os dias!
SENHOR, TU SABES.

Não importa as lutas, não importa as afrontas, lagrimas nem as tenho mais...mas Tu sabes que te amo!
Ali o senhor cura o coração de Pedro, e é isso que Ele esta fazendo com todos nós...

Forças queridos!


Rodrigo G. Leal
01 de Maio de 2012.
02:27 da madruga.

Um comentário:

  1. Lindo texto Rô! Seu texto me fez escrever uma coisinhas tb rs dê uma olhada!

    http://kellymleal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir