23 de novembro de 2009

Há Cura Para as Feridas Religiosas


Vamos identificar uma liderança que feri a igreja.

1º Autoritarismo: Pastores, lideres que não aceitam questionamentos, quando ministram é a voz de Deus, mas quando é o outro, desprezam e até mesmo atribui suas palavras como sendo do diabo.

2º Exclusivista: Se acham os santos, os melhores e só os que se submetem aos seus fardos é que tem direito a esta suposta vida com Deus.

3º Valorização Subjetiva: Se acham os espirituais, cheios da unção, dão tanta ênfase a uma experiência supostamente espiritual, se esquecem do culto racional e da Palavra.

4º Promessas e profecias irreais: iludem os novos na fé (e até mesmo velhos de igreja, mas com a mente de meninos inconstantes) com promessas de cura, prosperidade e casamento... Sem se importarem com as conseqüências de uma não realização do que ministraram.

5º Constante guerra com o diabo: Dão uma ênfase enorme ao diabo, tudo que sofrem a culpa é do diabo, tudo que não dá certo foi porque o diabo não deixou... se esquecem da semeadura, o que se plantarem, irão colher. Estão cheios das obras da carne e transferem suas irresponsabilidades...

6º A Instituição é sempre maior que as pessoas: Se preocupam em cumprir o “roteiro espiritual” (que na maioria das vezes o que requer esforço, só os irmãozinhos iludidos cumprem, enquanto a liderança dorme...), se esquecem das pessoas.

7º Grande ênfase aos testemunhos: São os “Forest Gump” da igreja, sempre tem um grande testemunho do passado, mas suas vidas no HOJE, só testemunham engano, perdas e mentiras.

Estes são alguns pontos que podemos perceber uma liderança doentia.

Jesus disse que seu fardo é leve e seu jugo suave.

Jesus certa vez ao ser questionado pela mulher samaritana, lhe disse que não há mais lugar físico para adorar... que os Verdadeiros adoradores o adorariam em espírito e verdade, sem mandingas, sem religiosidades...

O Apóstolo Paulo, em Romanos 12, nos ensina que há um CULTO RACIONAL, que é a igreja se apresentar a Deus em sacrifício vivo, santo e agradável.

Quando o fariseu se exalta e o pecador se arrepende, Jesus nos ensina que a instituição, organização, nossos dízimos, o pastor, a liderança nada disso é maior que as pessoas...

Quando aquela mulher que jorrava sangue toca Jesus, Ele nos prova ainda mais que a fé vem pelo ouvir a palavra... e que não há intervenção humana alguma, que possa acrescenta - lá aos que a Ele se achegam.

Ao escrever este texto minha intenção não foi e nunca será de combater as pessoas que tais coisas praticam, mas sim esta mentalidade doentia e carnal, que cada vez mais afastam os que a Deus se achegam e causam feridas imensas nos corações.

Observando a última ceia de Jesus com seus discípulos, aprendi que há cura para as feridas religiosas; o ato de lavar os pés do outro me ensina a ter humildade e liberar perdão, e ao dar o meu para o próximo lavar me traz uma consciência que mesmo sendo diferentes, somos extremamente iguais. Que todos sujamos os pés um dia, e de comum necessidade precisamos da graça e do perdão Daquele que nos amou primeiro.

Rodrigo Garcia Leal.

15-01-2009

4 comentários:

  1. Oi Dani,
    Apesar de não ter citado capitulos e versiculos
    (Romanos 12, I Corintios 12:14 á 13, entre outros), a leitura deixa muito expressa essas passagens.
    Obrigado por sua visita e comentario.
    Deus é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rodrigo.
    RÔ:Se seu blog estivesse visível apenas para pessoas q conhecem a Palavra de Deus eu ñ falaria para colocar fundamentações bíblicas,porém ele está acessível à todos.Então é aconselhável q ao colocar os seus pensamentos e com base na Bíblia cite o livro,capítulo e versículo,para q as pessoas q ñ tem conhecimento bíblico passem a ter e saibam q é a Palavra da Fé q pregas(Rm 10:8).

    Deus te abençoe!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. um encontro com a verdade do evangelho vivido por Jesus já seria um bom começo para que essas feridas comecem a cicatrizar e futuramente desaparecer...
    Deus te abençoe rodrigo!!!!

    ResponderExcluir